Institucional
O Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas é integrado, atualmente, por 31 conselhos federais de fiscalização profissional legalmente constituídos, com a finalidade de discutir e deliberar sobre assuntos institucionais
de interesse das profissões regulamentadas no Brasil.
Os objetivos do Fórum são reunir os conselhos federais integrantes para, sob a forma de Plenário, debater sobre matérias de interesse comum, de parte ou de uma das profissões por eles representadas. Além disso, busca-se o apontamento de soluções, a adoção de providências e a busca por encaminhamento - quando necessário - às matérias debatidas e decididas.
Destaca-se, ainda, a busca pela promoção da integração dos conselhos federais
na defesa de seus objetivos institucionais, bem como a representação das entidade
junto aos poderes constituídos da União, visando proteger a sociedade de práticas ilegais das profissões regulamentadas.
Histórico
O Fórum foi criado em 1999, tendo como principais linhas de atuação o fomento ao relacionamento institucional com os Três Poderes para buscar a valorização das profissões regulamentadas.
Nestes 25 anos, as entidades integrantes têm buscado disseminar a importância dos conselhos de fiscalização profissional como ferramentas de defesa da sociedade.
Outra marca história de atuação é a análise conjunta das determinações exaradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), visando à adequação e aplicação pelos conselhos.
Por fim, a trajetória ao longo dos anos também envolve o compartilhamento de informações e projetos entre os conselhos, como forma de garantir a disseminação de boas práticas de governança.
Presente e futuro
O Fórum deve seguir atuando como um espaço crucial para a discussão, coordenação e aprimoramento das práticas profissionais, buscando ambientes profissionais cada vez mais coesos, éticos e eficientes.
É pelas ações coordenadas que se promove o intercâmbio de conhecimento e melhores práticas, com experiências que favoreçam a harmonização de normas e regulamentos. Além disso, a busca contínua pelo fortalecimento da representação profissional é um norte do qual o Fórum não pode se afastar.
A congregação de esforços, além de permear um ambiente de ética e responsabilidade, favorece a criação de uma ou mais redes de apoio na resolução de conflitos, por exemplo. Um fórum unificado e coeso tem maior capacidade de influenciar políticas públicas.
COORDENAÇÃO
Mesa Diretora
Eleita pelo Plenário, a Coordenação do Fórum tem mandato de 2 (dois) anos, permitida uma reeleição para igual período. Suas competências estão elencadas nos art. 16, 17 e 18 do Regulamento do Fórum de Conselhos Profissionais de Profissões Regulamentadas.